Baratas d'água (família Belostomatidae) são, na realidade, insetos da ordem Hemiptera, parentes mais próximo das cigarras e Maria-fede-fede do que realmente das baratas comum. Algumas espécies são enormes, podendo crescer mais que 10 cm de comprimento. São animais aquáticos e ferozes predadoras, conseguindo se alimentar de presas maiores que seu próprio tamanho, e sua picada é considerada uma das maiores dores que se pode sentir. Após a cópula, a fêmea usa uma substância pegajosa para depositar os ovos nas costas do macho, onde eles permanecerão até eclodir; alguns especialistas acreditam que elas fazem isso para evitar que o macho não se alimente dos ovos.
Photo: Shin-ya Ohba
Giant water bugs (family Belostomatidae) areinsects of the orderHemiptera, closer relatives to cicadasthanthecommoncockroach. Some speciesare hugeand cangrowmore than4 inches long. Are aquaticanimalsand fiercepredators, managing tofeed onprey largerthanits own size, andtheir stingis consideredone of the biggestpains thatcan be felt. After copulation, the femaleusesa sticky substanceto depositeggson the backof the male,where they will remain untilhatching; some experts believe thatthey do thisto prevent themalefrom eating the eggs.
Não vi esse rumor ainda, mas é mentira, eles nem são venenosos e não tem nenhuma propriedade anticoagulante, a picada doe horrores, mas sara sem maiores problemas.
É mentira mesmo, as fotos que utilizaram para fazer as montagens que você viu são de um fruto composto da família Nelumbonaceae (Flor de Lótus). A mordida da Barata d'água só dói (muito), mas sem comlicações maiores.
Em um outro blog ou site, li que na mordida, injetaria o suco digestivo (que talvez se encaixe em alguma definição de peçonha, apesar de ser exaptação "imediata" do suco digestivo), e este (ou outra substância inoculada ao mesmo tempo) seria anestésica, fazendo a vítima não perceber a mordida por um tempo. Mas passado o efeito anestésico, aí a coisa doeria para burro. Não sei se a dor seria produto só da lesão mecânica da mordida ou também do suco gástrico que talvez fosse classificável como "peçanha."
O site não tinha fotos de feridas nem nada, apenas mencionava essa suposta característica, tampouco falava sobre feridas incuráveis.
Gostaria de saber sobre os rumores que corre na internet sobre não tocar no inseto porque pode causar ferimento sem cura e verdade?
ResponderExcluirPura mentira !!
Excluiraquela imagem é ( tripofobia ) medo de buraco
Excluirtb queria saber isso
ResponderExcluirNão vi esse rumor ainda, mas é mentira, eles nem são venenosos e não tem nenhuma propriedade anticoagulante, a picada doe horrores, mas sara sem maiores problemas.
ResponderExcluirepa, *dói horrores / *mordida, não picada
Excluirhehehehehe
É mentira mesmo, as fotos que utilizaram para fazer as montagens que você viu são de um fruto composto da família Nelumbonaceae (Flor de Lótus). A mordida da Barata d'água só dói (muito), mas sem comlicações maiores.
ExcluirEm um outro blog ou site, li que na mordida, injetaria o suco digestivo (que talvez se encaixe em alguma definição de peçonha, apesar de ser exaptação "imediata" do suco digestivo), e este (ou outra substância inoculada ao mesmo tempo) seria anestésica, fazendo a vítima não perceber a mordida por um tempo. Mas passado o efeito anestésico, aí a coisa doeria para burro. Não sei se a dor seria produto só da lesão mecânica da mordida ou também do suco gástrico que talvez fosse classificável como "peçanha."
ExcluirO site não tinha fotos de feridas nem nada, apenas mencionava essa suposta característica, tampouco falava sobre feridas incuráveis.
Não sei mas não confio muito neste inseto por que tenho orro de barata de qualquer inseto
ResponderExcluirSe eu chegar em casa e ver um bicho desse eu abandono o imóvel e nunca mais volto nem no quarteirão.
ResponderExcluir